A Vila de São Bartolomeu de Messines tem uma nova escultura que foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 04 de Julho.
É uma escultura em grés, um coração com a inscrição “Terra do Grés”, da autoria de Bruno Matos, que sublinha o significado da pedra grés, que tanto marca a nossa freguesia com a sua cor vermelha, característica do Grés de Silves.
A escultura ficou instalada na entrada nascente da Vila de Messines (na saída do IC1), no espaço onde outro símbolo da nossa identidade já se encontrava em destaque, ou seja, uma placa com um poema de João de Deus.
A cerimónia foi simples, mas muito acolhedora e expressiva. Teve as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, da Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Carla Benedito e de outros membros do Executivo da Junta, do autor da peça, Bruno Matos e de alguns populares.
Em breves palavras, a Presidente da Câmara Municipal referiu-se à peça inaugurada como mais um elemento identificativo da região que integra o Geoparque Algarvensis, um projeto que está a ser desenvolvido pelos Municípios de Silves, Loulé e Albufeira e que terá grande repercussão no desenvolvimento deste território.
A Presidente Carla Benedito elogiou a peça inaugurada e agradeceu a Bruno Matos o ter sugerido a criação desta escultura, uma ideia logo agarrada pela Junta de Freguesia, e à população que esteve presente, nesta cerimónia que deixou este espaço de lazer ainda mais bonito.
Também Bruno Matos ofereceu uma lembrança à Junta de Freguesia, simbólica desta inauguração.
No final, houve um beberete muito agradável, com variados produtos artesanais feitos por Dina Silva, a esposa de Bruno Matos, entre os quais se destacou um espumante de rosmaninho.