Entre os dias 20 e 24 de abril estão no concelho de Silves seis grupos de alunos e professores proveniente das cidades de Enna (Itália), Pádua (Itália), Budapeste (Hungria), Dortmund (Alemanha), Algeciras (Espanha) e Krusevac (Sérvia).
São cerca de 120 alunos e 20 professores (portugueses e estrangeiros) que estão a realizar mais uma semana de intercâmbios escolares na Escola Secundária de Silves, com o obejtivo de desenvolver trabalhos de campo, pesquisa documental, planificação e criação de workshops e produtos.

No âmbito deste intercâmbio, cerca de 40 alunos e professores deslocaram-se a uma visita à Vila de Messines. Aqui, visitaram o Museu do Traje e das Tradições, a Casa-Museu João de Deus, a Igreja Matriz e o Mercado Municipal, antes de um almoço na Escola Básica João de Deus. Estiveram também no Monumento a João de Deus.

No decorrer do programa, foram recebidos pela Presidente Carla Benedito, e por Elisabete Palma, do Executivo da Junta, assim como por Hélia Coelho, técnica da Casa-Museu João de Deus.
Durante esta visita, os estudantes e professores tiveram oportunidade de ficar a conhecer a história da freguesia de São Bartolomeu de Messines, os seus costumes e tradições e as personalidades mais importantes.

Os visitantes foram também recebidos no Salão da Junta de Freguesia onde os esperava um pequeno lanche, com biscoitos, fruta e água. Não faltou a música portuguesa e à porta da sede da Junta todos cantaram uma melodia simples e bem tradicional “ O Malhão, Malhão”, num ambiente de alegria e descontração.