A Vila de São Bartolomeu de Messines voltou a celebrar a vida e obra do grande poeta e pedagogo messinense João de Deus.
Para assinalar os 196 anos do nascimento do poeta lírico, autor da Cartilha Maternal, reuniram-se, na manhã de dia 8 de Março de 2026, junto ao monumento de João de Deus, o Executivo Municipal da Câmara Municipal de Silves, Executivo da Junta de Freguesia de S.B. de Messines, Associação de Bombeiros de São Bartolomeu de Messines, diversas entidades locais e regionais e muitas pessoas que se associaram a esta cerimónia.

«Recordamos João de Deus como poeta e pedagogo, autor da Cartilha Maternal, homem preocupado com as questões sociais como a pobreza e principalmente a elevadíssima taxa de analfabetismo da população portuguesa, um flagelo que tentou sempre combater.

Ao recordarmos João de Deus não recordamos apenas a sua memória, mas mantemos vivos os seus princípios, como a educação para todos, uma conquista que só alcançamos após o 25 de abril de 1974.

É com orgulho que a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines se associa às comemorações do 196º aniversário de João de Deus e agradece ao Município de Silves e a todos os que colaboram nesta comemoração, fazendo votos para que a mesma se repita por muitos e muitos anos» , afirmou a Presidente da Junta, Carla Benedito.

Foi depositada uma coroa de flores no monumento e escutou-se a intervenção musical do Grupo Coral da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines.
A par do aniversário de João de Deus, no dia 08 de Março celebra-se igualmente o aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines e o Dia Internacional da Mulher, duas importantes datas que também mereceram referência nesta ocasião.
As celebrações prosseguiram durante a tarde, na Casa Museu João de Deus, com a Cerimónia de Entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus, que distinguiu a obra vencedora da 3.ª edição do Prémio Nacional João de Deus (Poesia) 2025, “Uma Pedra na Boca”, da autoria de Rita Taborda Duarte. Houve ainda um momento de leitura de poemas, interpretado por membros do projeto de leitura “LER ALTO”, Cristina Calvino, Paula Torres e Julieta Alves.
As comemorações terminaram um Concerto Poético com José Anjos e Carlos Barreto.
(Fotos do Município de Silves)