De 28 de novembro a 8 de dezembro irá decorrer a 19ª Semana Gastronómica da Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Em vários restaurantes da freguesia, o destaque será dado às comidas serranas que caraterizam esta zona do Algarve, como as papas de milho, os jantarinhos de couve, milhos com carne de porco, javali com castanhas, galinha cerejada, migas com carne d’ alguidar, feijão com couve, galinha de cabidela e outros.

Aos pratos tradicionais somam-se as sobremesas diversas, da torta de laranja aos doces regionais. Tudo acompanhado de vinhos algarvios, em particular dos Vinhos de Silves.  Nesta edição destaca-se como novidade a apresentação de uma cerveja artesanal.

A inauguração deste certame gastronómico será no dia 28 de novembro, às 20h, na Casa do Povo de Messines, onde se juntam os restaurantes participantes, servindo alguns dos pratos que apresentam nos seus estabelecimentos, tudo acompanhado por muita animação. Os bilhetes para esta noite estão à venda na Junta de Freguesia de Messines e têm um custo de 15€, dando direito a cinco provas nos restaurantes, uma prova de vinhos, um doce e ao copo de vidro da Semana Gastronómica.

A Semana Gastronómica da Freguesia de São Bartolomeu de Messines é organizada pela Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, com o objetivo de divulgar a gastronomia e produtos locais, trazendo também visitantes à freguesia e assim apoiando a restauração e comércio da freguesia.

O evento é apoiado pela Câmara Municipal de Silves e Crédito Agrícola Terras do Arade, além de outros apoios institucionais e de empresas locais.

A ementa da Semana Gastronómica pode ser saboreada nestes restaurantes da freguesia:

  • Churrasqueira Fatinha
  • Casa de Pasto Odília
  • Restaurante Gasolinas
  • Tasca da Zabel
  • Café Académico
  • O Petisco
  • O Caixeiro