Numa aposta na preservação e proteção do ambiente e da eficiência energética, o Município de Silves arrancou com uma campanha de implementação de compostagem doméstica e compostagem comunitária onde se inclui, numa primeira fase, a freguesia de S. Bartolomeu de Messines.
A iniciativa, pioneira no Algarve, é uma das atividades previstas no âmbito de uma candidatura comunitária mais abrangente, cofinanciada a 85% pelo fundo de Coesão.
Neste contexto, está prevista a distribuição de cerca de duas centenas de compostores de 400 litros, assim como a distribuição de baldes para apoio aos aderentes (munícipes, instituições ou comerciantes), mediante inscrição prévia, através do preenchimento de formulário próprio, disponível AQUI. O referido formulário deverá ser enviado para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. podendo, ainda, ser entregue em papel na Câmara Municipal de Silves ou na Junta de Freguesia de SB Messines.
Numa fase posterior, os munícipes inscritos irão receber um kit de compostagem constituído por um compostor, um balde de apoio e um guia com instruções, no caso de compostagem doméstica; ou um kit composto por balde de apoio e um guia com instruções, no caso da compostagem comunitária.
De salientar que a correta gestão de resíduos é um dos desafios mais complexos das sociedades contemporâneas que exige níveis elevados de educação, consciência cívica e ambiental, pelo que, através deste projeto inovador a autarquia pretende dar cumprimento ao Plano Estratégico de Apoio ao Cumprimento das Metas Estabelecidas no PERSU 2020 do Município de Silves.