O Grupo de Apoio à Pessoa Idosa (GAPI), criado pela Câmara Municipal de Silves, presta, desde o final de 2016, apoio à população mais idosa do concelho.
Este grupo, criado pela Câmara Municipal de Silves, integra diversas outras entidades: Segurança Social, GNR, Centro de Saúde de Silves, Delegação da Cruz Vermelha de Silves, Santa Casa da Misericórdia de Silves, Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra, Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha, Centro Social João de Deus de São Bartolomeu de Messines, Centro Paroquial de Pêra e Associação Humanitária de São Marcos da Serra.
Trabalhando em rede e em parceria, procura-se identificar, avaliar e resolver as situações-problema dos idosos que possam eventualmente encontrar-se em situações de perigo, através de uma atuação mais ampla, célere e concertada, tendo em vista assegurar o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa deste concelho, que é um dos maiores do Algarve (e do país) e onde o isolamento do interior é visível.
Informar os seniores e sensibilizar a população em geral e as famílias em particular para os problemas vividos pelos mais idosos, bem como desenvolver ações de prevenção e de remoção de dificuldades sociais e económicas desta população são algumas das propostas do GAPI.
Qualquer munícipe poderá e deverá sinalizar situações de idosos que se encontrem em situação de alguma vulnerabilidade e/ou risco e os próprios idosos ou familiares poderão recorrer aos serviços deste grupo, bastando para isso contactar os serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Silves, através de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou dirigir-se diretamente ao Setor de Ação Social (Rua João de Deus, Silves, ao lado da Junta de Freguesia de Silves), ou através do telefone 282 440 831.