Turismo e Lazer

23 de Julho de 2014

Ao redor da Vila de S. Bartolomeu de Messines uma paisagem diversificada, ora acolhedora nas terras castanhas e férteis do Barrocal, ora agreste na Serra Algarvia, oferece muitos caminhos possíveis...

Pela freguesia, as aldeias e sítios como o Monte Boi, Cumeada, Pico Alto, Vale Fuzeiros, Messines de Cima, Passadeiras proporcionam um olhar simultâneo sobre a serra e o mar e um espaço de tranquilidade difícil de encontrar noutros locais.

 

 

 

 

 

 No passeio pela serra há que passar ainda pela Albufeira da Barragem do Funcho, para encontrar uma paisagem dominada por sobreiros, medronheiros, azinheiras e estevas.

 

 

 

 

 

 

 

É também por este caminho que se encontra o acesso ao Centro de Reprodução do Lince Ibérico, animal em elevado perigo de extinção e que em tempos corria livremente pela serra algarvia.

 

 

 

Ainda antes, logo à saída da Amorosa, na direção de Vale Fuzeiros, encontra-se a Necrópole da Amorosa, que vale a pena visitar.

Não muito distante, um conjunto de menires desafia a nossa compreensão.

( Ver Percurso de Vale Fuzeiros)

Os mais corajosos podem ainda subir ao Serro da Gralheira, o ponto mais alto da freguesia, e suster a respiração de espanto pela magnífica paisagem que se lhes oferece.

 

 

 

 

 

 

 

Além destes pontos de passagem obrigatória, a Freguesia, na sua enorme extensão, convida o visitante a percorrê-la, à procura de recantos inesperados.