Uma Experiência João de Deus na Casa-Museu

20 de Março de 2018

No passado sábado dia 10 de março, no âmbito do comemorações do 188º Aniversário de Nascimento do Poeta e Pedagogo João de Deus, o Município de Silves, através da Casa-Museu João de Deus e em conjunto com a Junta de Freguesia de SB Messines, dinamizou a atividade comemorativa “Uma Experiência João de Deus”.

A iniciativa contou com diversos momentos temáticos em torno da personalidade, dando a conhecer através da conversa “João De Deus e Manuel Teixeira Gomes - boémia fácil”, diversos factos da vida deste homem ilustre da literatura portuguesa. A iniciativa contou, ainda com uma visita orientada e temática à Casa–Museu João de Deus.

Durante a tarde de sábado, o Chef Miguel Paulino trouxe à contemporaneidade a receita de ‘Arroz à João de Deus’, num showcooking realizado no átrio do edifício adjacente. Esta experiência culminou com a realização do espetáculo musical "En(canto)", no qual músicos cantaram João de Deus, tendo participado Afonso Dias, Eduardo Ramos, Luís Calado, Grupo Coral da CPSBM e Orquestra Orff do Jardim Escola João de Deus, bem como o artista plástico Daniel Vieira e o poeta Manuel Neto dos Santos.

Através desta atividade o Município de Silves e as demais entidades envolvidas pretenderam promover e perpetuar a memória do escritor messinense, despertando nos participantes o desejo de conhecerem novas e possíveis trajetórias e percursos que podem ser exploradas e desenvolvidas no âmbito do turismo literário ao redor do Poeta e Pedagogo e da vila de SB Messines.